
Acredito que publicar um livro é o sonho da maioria dos escritores. Aqui, quando digo livro, quero dizer o físico, com uma editora tradicional e todo aquele prestígio (na teoria). Contudo, enquanto esse sonho estiver distante, é sempre possível vasculhar a realidade para encontrar diversas formas de seguir adiante com a sua carreira.
A verdade é que quem deseja se profissionalizar na escrita precisa estar disposto a investir. Seja com tempo ou dinheiro. Dito isso, hoje em dia, algumas coisas estão muito mais acessíveis do que elas já foram no passado.
Plataformas de autopublicação, facilitam o processo para quem está começando e deseja ter algum lugar para guiar os leitores até os seus livros. Afinal, se gastamos tanta energia nas redes sociais literárias, é porque desejamos ser lidos em algum momento, certo?
A maioria dos autores independentes conhece bem a Klindle Direct Publishing, a plataforma da Amazon que domina o mercado de e-books, na qual é possível colocar à venda a versão digital da sua história. Nela, você faz o upload da capa e do arquivo do seu livro, depois ele fica disponível para quem se interessar. E se eu disser que existe algo parecido para livros físicos?
Essa é a proposta da UICLAP!
Publicar um livro físico é um grande investimento. Além de ter o custo que qualquer publicação digital demanda, deve-se prestar atenção também na qualidade do material (do papel, capa, diagramação, etc) que o formato exige.
Eu já tinha ouvido falar da UICLAP, mas, este ano, resolvi encomendar uma cópia para testar e conhecer melhor o trabalho deles. Admito que fiquei bem emocionada em ter uma história minha nas mãos.
No geral, achei a espessura do papel muito boa, e o livro confortável de segurar para ler (pelo menos, no tamanho de bolso padrão deles, que é até bem grandinho). A capa, no estilo paperback, poderia ser mais grossa, porém senti que tem um bom custo-benefício.
Eu me surpreendi em como a plataforma da UICLAP é bem simples, até intuitiva. Eles têm vários tutoriais que ajudam você a entender melhor como tudo funciona. Talvez para mim tenha sido mais fácil por já ser diagramadora e ter feito cursos de produção editorial.
Tal qual no site da Amazon, você se cadastra e é direcionado para um portal disponível para autores. Na parte principal mostra quanto você já vendeu, os seus livros disponíveis e algumas outras coisas. Na lateral, há os links para calcular o preço do seu próximo projeto, além de ter o painel para cadastrar e editar novas obras.
O bom da UICLAP é que eles não cobram de você para publicar. A venda é feita sob demanda, então eles calculam o custo que o livro vai ter para ser produzido de acordo com as especificações dadas e deixam ali embutido no valor final as taxas e impostos. Você tem a liberdade para colocar quanto deseja de lucro, aí pode publicar quando estiver tudo certinho.
Lembrando que, para você ter uma ou mais cópias, aí você tem que investir. As versões teste ou que quiser ter com você vão sair do seu bolso, mas as que forem compradas pelos leitores depois não vão lhe custar nada. A UICLAP cuida de tudo, desde a produção do livro até o frete.
Você vai ter que investir, como eu disse lá em cima, tempo ou dinheiro. Tempo se você, como eu, for diagramador e entender de produção editorial. Dinheiro, se não tiver essas habilidades e quiser entregar algo de qualidade para seus leitores.
Qualquer publicação exige, no mínimo: capa, revisão e diagramação. Seja ela digital ou física.
A vantagem da UICLAP é que você não precisa: entrar em contato com uma gráfica, ter um lugar para estocar os livros, preocupar-se com frete ou em montar uma loja.
Eles deixam os livros a venda no site deles, além de oferecerem ajuda nas diversas etapas da produção editorial e terem um atendimento tanto para autores quanto para leitores. A partir de 10 livros vendidos, a UICLAP também deixa seu livro disponível no site da Amazon, porém com um valor mais alto. Para outras dúvidas, vocês podem conferir o FAQ deles.
Contudo, atenção, eu não recomendo isso para autores novatos. Se você nunca publicou nada, nem tem a menor ideia de como funciona a produção editorial, então a minha dica é: vai estudar o assunto antes. Afinal, queremos que os leitores tenham sempre bons livros em mãos, não é?
Noites de Insônia já pode ir para a sua estante!
O pessoal que me acompanhou durante o lançamento de Noites de Insônia deve se lembrar de todo o estresse que eu passei com a Amazon, que atrasou uma semana para liberar o e-book.
Nesse meio tempo, para não surtar de vez, eu comecei a diagramar a versão física do livro. Era mais algo para me distrair no meu pouco tempo livre e para me manter conectada com a história, apesar de toda a frustração. Quando ficou pronto, pensei: “Ah, está aqui, por que não lançar?”
É claro que eu já tinha gasto todo o meu limitado orçamento; por isso, não vai ser desta vez que lanço um livro físico com brindes e tudo o mais que eu quero fazer algum dia. Porém, fico muito feliz em colocar no mundo esta versão da história de Marcela e Rodrigo, que me acolheu em vários momentos delicados da minha vida.
A história vai continuar disponível na Amazon e pelo Kindle Unlimited. Inclusive, só hoje, ela está na promoção da Black Friday organizada pelo Divulga Nacional. Aproveite!
Mas, se você já leu e deseja tê-la na sua estante ou se prefere ler direto na versão física, ela está aqui 💜
Por hoje é só!
Modéstia parte, o livro ficou uma gracinha. É uma obra pela qual sinto muito carinho e orgulho, espero que mais gente venha a conhecer.
Obrigada a todo mundo que está nessa aventura comigo.
Até a próxima!